domingo, julho 30, 2006

Aluguel e Transporte

Uma das maiores dúvidas, se não a maior, dos futuros imigrantes é onde se alojar. É também um dos maiores desafios de quem mora em outro país. Achar um alojamento bom, barato, com uma boa localização, numa boa vizinhança... já é difícil encontrar aqui em Recife, imagina procurar isso tudo via internet lá no Canadá!! Enfim, para facilitar nossas vidas, há alguns sites que dão ótimas dicas de como funciona o esquema de aluguel, qual o local mais apropriado pro imigrante se alocar, o que significa os tão famosos 2 1/2, 3 1/2... um deles é o Se loger au Canada. Outro site muito bom, e de leitura obrigatória é o site da Sociedade Canadense de Hipotecas e Alojamento. Esse link cai direto nos modelos de cartas que serão úteis para começar a procura por um alojamento, até a escritura de posse. Para os que são solteiros, ou que não fazem muita questão de espaço, ou que são lisos mesmo (meu caso), há studios (1 1/2) com preços bem acessíveis (variam entre 450$ e 600$).
O Studios Quartier Latin parece bastante agradável e fica bem no centro de Montreal.
O Studio Salouer tem preços muito bons.
O Studio Montreal é na minha opinião, o mais bonito e arrumado.
Só lembrando... é importantíssimo alugar um lugar que tenha móveis, utensílios domésticos e internet, mesmo que seja um pouco mais caro é uma dor de cabeça a menos.
Há também diversos sites de pesquisa:
Tuot Montreal e ragq que são muito bons.

Mas e quando desembarcarmos em Montreal? Quais as melhores opções de trnasporte? Há serviços especializados nisso. Entre eles, o Shuttle bus, que cobra 14$ por cabeça e o autobus. Todas as dicas descritas nessa postagem foram passadas a mim por meu bom amigo Ivan Tavares, que deverá ser meu primeiro contato em Quebéc e que viajará mês que vem. Ivan, boa sorte à você e tudo de bom em território quebecois!!!

É isso aí, pessoal... bonne chance à tous e a bientôt!!!